domingo, 29 de julho de 2012

Eu? Um blog? Concordo, é absurdo!

Bom, sempre me perguntei: Porque todo mundo que veio para França fez um blog??? Isso me parecia bobeira mas depois de hoje acho entendi.

Isso é realmente um jeito muito mais fácil de contar as novidades para todos sem ter que digitar a mesma coisa umas 10 vezes então vou tentar. Não prometo muito, admito que não sei escrever, odeio fazer isso na verdade, mas vamos ver no que vai dar... quem sabe isso não me faz bem!

Primeiro sobre o nome do blog, acho que essas são expressões que eu mais usei desde quando cheguei na França... o meu Je m'appelle Daniel não está ajudando muito aqui, o povo francês fala muito rápido, chega a dar raiva! Depois, quando eles se tocam que estão falando com um estrangeiro, eles diminuem o ritmo, mas por alguns instantes é o inferno! De resto está tudo bem... ao contrário do estereótipo, até agora fui muito bem recebido, todos com quem falei foram muito educados, até estranhos na rua para quem pedia direções me trataram bem, o famoso francês mal humorado não se mostrou até agora. Uma coisa que achei bastante engraçada é que muitos franceses quando percebem que você é estrangeiro tentam falar em inglês com você... não ajuda! Em geral o sotaque francês é horrível, não dá para entender nada do que eles falam, entendo muito melhor o francês do que o inglês deles! (Tirando o inglês da Leila, a dona da casa em que estou ficando, ela fala muito bem).


Bom já está tarde aqui e amanhã vou acordar cedo então não vou escrever muito mais, amanhã eu falo um pouco mais sobre a viagem, o vôo, a casa que estou, meu dia de hoje (foi bastante movimentado consegui conhecer bastante coisa) e quem sabe, se o Coquinho já tiver postado, eu coloco algumas fotos!Edit: Estou sem sono... não adianta!

Vamos falar um pouco da minha viagem então: Para quem não sabe eu vou estudar aqui na França por um tempo, passarei 2 anos aqui estudando na École Centrale de Paris (ECP). Vou responder as perguntas mais frequentes, assim fica mais fácil: 
 
Você está em Paris já?
Não, por enquanto estou em Lyon, vou fazer 3 semanas de um curso de francês aqui, durante esse período ficarei na casa da Leila com mais alguns estudantes. 
 
Como funciona esse seu intercâmbio? Você vai perder esses dois anos?
Meu intercâmbio é um diploma-duplo (ou intercâmbio sanduíche), eu estudarei por dois anos aqui, depois volto para a Unicamp e termino meu curso. O quanto dos meus estudos aqui que será validado quando eu voltar para a Unicamp só Deus sabe e depende de quem será o coordenador do meu curso quando eu voltar. 
 
E como você vai pagar tudo isso?
Consegui uma bolsa pelo programa Ciência Sem Fronteiras do governo federal, devo receber o suficiente para me manter aqui. Quanto a École, não precisarei pagar ela. 
 
Onde você vai morar?
Muito provavelmente vou ficar na moradia da ECP que fica dentro do próprio campus. 
 
E para comer?
A ECP tem o seu restaurante universitário, espero que seja bom =D 

Você está sozinho aí na França?
DEFINITIVAMENTE NÃO! Só para o programa das Écoles Centrales foram quase 15 alunos da Unicamp, para Paris na mesma École que eu existem mais 2, o Erik de Limeira, e o Coquinho, que está aqui em Lyon comigo (em outra casa porém). Além disso MUITA gente conhecida já está nesse país, ou está por vir.


Bom eu acho que agora sim é tudo por hoje, se alguém quiser perguntar alguma coisa me manda pelo face, gtalk, msn, comentário, mensagem sei lá... se lembrar de mais algo eu atualizo aqui de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário