sábado, 25 de agosto de 2012

Et Maintenant? On va envahir ton plage! (8)

Eeeeeee eu não tenho nada para fazer quando finalmente consigo entrar na net, logo mais um post! (Em um assunto paralelo, baixei Final Fantasy para o Android... LINDO! Pena que minha bateria já acabou, se alguém tentar me ligar nos próximos dias e der telefone desligado a culpa é do jogo).

Bom, eu parei em Lyon né? Vamos avançar um pouco no tempo. Quarta-feira dia 15 foi feriado aqui na França e nós íamos emendar o final de semana, gerando um puta dum feriado... Eu queria ir para a Itália esses dias, aproveitar para conhecer minha família de lá, mas deu um puta rolo acabei deixando isso de lado e indo viajar com o Heitor e os politrecos caras da Poli (Julio e Lucas). Nós fomos para Nantes, ficar na casa de um veterano, o Maurício, Elétrica 09 - Unicamp e Promo 2013 da Centrale de Nantes. Ele acabou de se mudar e os colegas de quarto dele ainda não chegaram, logo ele tinha bastante espaço.
Nosso trem saia as 6 e 30 da manhã, só digo que foi um saco para conseguir chegar na estação e não perder o bonde... Aliais, falar um pouco sobre o trem, eu lembro as poltronas não são reclináveis e que elas são bem desconfortáveis, de resto só sei que eu dormi durante todas as 4 horas de viagem.

Chegando em Nantes o Maurício foi nos buscar na estação e nos levou até a casa dele, o Heitor carregando a mala dele, que acha que tem rodas (ela perdeu o trilho em Paris), de uns 28 kilos na mão, deu dó mesmo a gente tendo ajudado um pouco... (Carregar malas é um saco, deviam proibir a gente de trazer malas tão pesadas). Montamos nossos colchões e ele nos levou para fazer um tour pela cidade. Parafraseando as palavras do Heitor, "Nantes é uma cidade grande pelos padrões europeus, ou seja, é um cuzinho de mundo que vc atravessa a pé".

Mas ainda assim gostei bastante da cidade, ela tem um ar beeem... estranho. prédios feitos intencionalmente tortos, muros móveis, pedaços de uma sala içados por um guindaste e gruas para todos os lados. Tudo na cidade tem um ar meio modernista parece, o que é estranho quando bate com a cara mais clássica da europa. Conhecemos o castelo do meio de Nantes, a catedral, a FNAC com cara de prédio antigo, a fonte que estava coberta por uma parede de escalada, a rua dos bares e baladas, uma loja especializada em morangos que vendia um sorvete MUITO bom e etc. Uma coisa que achei bem legal e ninguém me soube explicar muito bem o pq (nem o Google) é que por todos os lados da cidade tem mosaicos baseados em jogos de video-games, acho que é coisa daqueles artistas de rua modernistas, curti bastante! Nos 3 dias que fiquei lá eu vi uns 10. Tentei tirar fotos de todos que vi, mas os primeiros eu ficaram sem pq eu ainda não tava tirando, ficou faltando a minhoca do Warms, a banana do Mario Kart e mais um fantasma do Pac-Man.

















Depois do tour nós fomos até o "hangar" da companhia La Machine, que faz vários mecanismos MUITO FODAS. Fomos ver o Elefante Mecânico deles, o Mauricio nos levou para ver ele andando e não avisou que ele jogava água pela tromba, mas nós percebemos ainda assim (Isso não impediu eu de me molhar bagarai enquanto tentava filmar).



No final da tarde nos encontramos com outro veterano o Fábio, que já completou seus anos de Centrales mas ainda não voltou para o Brasil por causa da greve, fomos no supermercado e compramos as coisas para preparar um macarrão que ficou sensacional, foi muito bom comer comida de verdade para variar um pouco. Tentamos sair depois mas por causa das férias e como Nantes é uma cidade universitária estava tudo muito vazio e acabamos voltando para casa.
Na quinta almoçamos em um restaurante que vendia Kebab no pão de queijo, recomendado! (To com medo de voltar para o Brasil e acabar comendo churrasquinho grego para não ficar com vontade). E depois alugamos um barco para subir o rio Edre gostei bastante de fazer isso, vista muito legal, sensação ótima, foi uma tarde bem bacana. Os Politrecos resolveram nadar no rio, mas ninguem acompanhou eles. Voltamos para casa e pedimos Pizza na Dominos, que é bem barata de 2ª e 5ª em toda a França, quem estiver por aqui da uma pesquisada que vale a pena. Outro veterano nosso se uniu a nós nessa noite, o Bruno Rabá. Tentamos sair de novo, mas deu na mesma que no dia anterior.




Sexta acordamos cedo e pegamos o onibus para Pornic, PRAIA!!! Eu ouvi o que todos dizem e acreditei que o Sol da Europa não queima, mas acho que isso não se aplica a dias que fazem 38ºC, meu pé ficou ardendo por uma semana... Chegando lá fiquei meio decepcionado a dar de cara com uma praia só de pedras, mas foi temporário pq o Fábio logo falou que não era para aquela que íamos, depois de andar mais uns 20 minutos chegamos finalmente em uma praia de verdade!
Montamos nossas coisas na areia e fomos nadar, o mar estava ótimo, meio gelado mas não tanto para incomodar (talvez pq com a temperatura que estava fazendo fora ele podia estar a 1ºC que ainda ia achar refrescante). Tem algumas coisas curiosas sobre aquela praia que eu achei bem diferente do Brasil, primeiro que não tinha NENHUM ambulante, sem milho verde, sem camarão, sem queijo, sem sorvete, nada! Segundo que a galera aqui toda joga vôlei na praia mas não tinha um unico grupo jogando futebol. Terceiro, como já tinham me falado, pelo visto aqui fazer topless é uma coisa bem comum (Só que não tinham mencionado que é praticamente só feito pelas senhoras com > 40 anos). Do nosso lado tinha um ser que eu não tinha certeza se era um homem ou uma mulher fazendo topless, até agora não sei.



Curti bastante a praia e quando voltamos o Mauricio fez um arroz com ovo frito e linguiça que foi ótimo! Estava com saudades de comer arroz de verdade. A noite tentamos de novo sair, mas dessa vez até que tinha gente na rua, mas acabamos voltando ainda assim pq o Julio não tinha nenhuma calça e não deixaram ele entrar de bermuda.

Bom, acho que é isso sobre Nantes, espero que eu não tenha perdido muito o Bonde. Próximo post eu finalmente começo a falar sobre Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário