quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Você realmente está carregando isso? (Pera, aquilo é outra patinete?)

Como estava dizendo, compramos o chip... Mas ainda faltavam algumas horas para nossa aula então escolhemos um novo objetivo.

Quest 2: pesquisa de preços

Bom, as coisas aqui na França todas tem preços diferentes (afinal aqui eles ganham em euros), nós não temos a menor idéia de quanto custa cada coisa, qual loja é barata e qual loja é cara, então decidimos fazer uma pesquisa de preços. Saímos procurando mercados e vendo os preços dos produtos mais importantes para nossa sobrevivência (Coca, Lasanha Congelada, Pizza Congelada, Nutella...). Acho que passamos por uns 4 ou 5 mercadinhos, cada um em uma região da cidade e o mais barato que encontramos foi eu uma área residencial próxima a Lyon Bleu (A escola de francês). Lá tinham lanches naturais, muffins e etc por 1 euro. Durante essa busca passamos por um mercado em especial que nos marcou, não pelo conteúdo mas pelo caixa.
Era um mercadinho relativamente pequeno, nós entramos falando em portugues como de costume, fazendo piadas, rindo e olhaando o preço de tudo. Depois quando saímos ouvimos o caixa dizer alguma coisa, nenhum de nós entendeu o que ele disse, mas quase certeza que ele nos xingou por nao comprar nada... Acho que foi o primeiro francês chato que encontrei.
Durante essa caminhada passamos por vários lugares com cara de igreja e chegamos a duas conclusões importantes: "Nem tudo que parece uma igreja é uma e nem tudo que chama hotel é um".
Primeiro o Hotel de Ville, que ao olhar de longe vc tem certeza que é uma igreja, para ler o seu nome e descobrir que não é... e depois descobrir que seu nome na verdade significa prefeitura e não hotel. Depois disso avistamos mais um prédio que parecia muito ser uma igreja, tinha até escritos em latim na frente, mas ele era um "Hotel de Deus", que eu achei que era tipo uma casa para os padres, mas depois me explicaram que era um Hospital antigamente.
Perto do mercado barato nós vimos mais um prédio que parecia MUITO uma igreja... e dessa vez ele realmente era. Demos uma olhada lá dentro, mas essa, embora muito grande e bonita, não parece receber muitos turistas então não saímos tirando fotos nem nada. Aproveitei que estava na Igreja para rezar um pouco (e principalmente sentar naqueles bancos, estava morto de tanto andar).

Quest 3: Almoçar

Nenhum de nós dois tinha comido nada ainda então precisávamos almoçar antes de ir para a aula. Durante a caminhada vimos um Subway lá no fim do centro que tinha lanches a 2.90€, resolvemos esperar o Coquinho sair para o intervalo dele antes de ir comer, perguntamos para a mulher que horas era o intervalo e ficamos esperando uns 40 minutos... ela só esqueceu de mencionar que esse intervalo era de 10 minutos e não dava para fazer nada. Okay, deixa o Coquinho aí e vamos almoçar, mas onde? Ninguém tomava uma decisão então tiramos um cara ou coroa entre o mercadinho e o subway, o subway ganhou (isso depois de verificar se as moedas daqui realmente tinham lados diferentes).
Na hora Subway pareceu uma ótima idéia, apesar de ser longe, pq é um restaurante que nós já conhecíamos, não teríamos uma grande dificuldade para comer lá... só que não.
A caminhada foi longa e no caminho além de mais adultos em patinetes vimos uma cena tipicamente francesa que eu não achei que veria de verdade, pessoas carregando uma baguete, pena que não era nas axilas. Mais tarde vimos um cara carregando uma no cesto da bicicleta (Isso me lembrou a Yu com as suas viagens mentais entre os clichês).... Chegamos ao Subway, aí que caiu a ficha... Esse é o único restaurante que nós temos que pedir cada parte do lanche separada, e em francês... isso não foi uma boa idéia!
Heitor foi na frente e no começo eu só fui copiando oq ele pedia, nenhum de nós entendeu se tinha só um tipo de queijo no subway daqui ou nós que não soubemos pedir. Na parte das saladas eu resolvi mudar um pouco, pedi para colocar azeitonas, cebolas... coisas que o Heitor não quis, para a minha surpresa eu sabia falar tudo aquilo e não precisei ficar apontando.
Uma coisa que me decepcionou um pouco é que aqui eles só te deixam colocar dois molhos, já estávamos fazendo mó lista gigante quando a tia cortou a nossa graça =/
Não colocamos sal, azeite, oregano e pimenta pq não sabiamos pedir... foi a única coisa que ficou faltando. Mas o lanche estava bom, o Heitor reclamou que a Mostarda daqui é muito forte, mas eu não peguei então não sabia (Hoje eu experimentei, ela é realmente MUITO forte).
Enquanto comiamos vimos um cara sair do andar de baixo com uma patinete, nós dois nos seguramos para não rir, mas ele saiu encarando, provavelmente percebeu... mas ou, como vc anda por aí de patinete e espera que as pessoas te levem a sério???

Quest 4: A aula

Essa última parte foi tranquila, voltamos para escola e fomos cada um para sua aula. Na minha sala tinham vários brasileiros (3 meninas de BH e um carioca), 2 japoneses, 2 alemãs, 1 espanhola e 1 cara de algum país do oriente médio que não lembro mais (aqueles países da onde vem os terroristas). Sentei na única cadeira livre, ao lado de um japonês e começamos a aula, ela foi boa e aconteceu uma novidade para mim durante as atividades em dupla, pela primeira vez era eu o integrante que sabia mais. Ia até explicando as coisas para o japa, que dava risada toda vez que eu falava as coisas em japonês para ele depois de esgotar tanto o francês quanto o inglês.
Saindo de lá falei com o Heitor de sairmos, decidimos voltar cada um para sua casa e decidirmos oq fazer pela internet... deu nos dois posts daquele dia, eu não podia ter deitado. Faltava o animo para levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário